PPGH | (92)99494-7473 |

Estrutura Curricular Mestrado


A estrutura curricular do curso de mestrado em História compreende uma grade de disciplinas eletivas ementadas, que podem corresponder de 1 (um) a 6 (seis) créditos, com a possibilidade de oferta de disciplinas avulsas de número de créditos também variável.

Os planos de curso das disciplinas avulsas deverão ser aprovados pelo Colegiado.

O registro dos componentes curriculares no âmbito do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História será expresso em unidades de créditos, cada unidade de crédito correspondendo a 15 (quinze) horas.

Para a conclusão do curso e obtenção do título de Mestre, será exigido o cumprimento de créditos em disciplinas, em Atividades de Pesquisa e Orientação, em elaboração e defesa de dissertação e em outras atividades acadêmicas conforme norma complementar a este Regimento.

Do total de créditos exigidos em disciplina, pelo menos 8 (oito) créditos devem ser cursados em disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em História.

O curso de mestrado terá a duração mínima de doze (doze) meses.

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em História poderão cursar disciplinas oferecidas por outros Programas de pós-graduação stricto sensu, da Universidade Federal do Amazonas ou de outras Instituições de Ensino Superior, em razão do tema de sua pesquisa e por recomendação do Orientador, observando-se a equivalência de carga horária, de créditos e de notas e/ou conceitos.

O aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas cursadas no Programa de Pós-Graduação em História ou em outros programas acontecerá mediante requerimento do aluno, submetido à apreciação da CoPPGH, preenchido em formulário específico, constando a indicação das disciplinas e a concordância de seu orientador.

Ao solicitar o aproveitamento de disciplina cursada em outro programa, o aluno deve apresentar a ementa da disciplina, o plano de curso e declaração ou documento equivalente da instituição em que a disciplina foi cursada, constando nome do curso e da disciplina, do professor responsável, o período em que a disciplina foi ministrada, a carga horária, a frequência e a nota obtida.

O número de créditos aproveitados não poderá ultrapassar a 50% do total dos créditos em disciplinas necessários para a obtenção do título de Mestre.

O orientador poderá limitar o número de créditos a serem aproveitados.


Estrutura Curricular Doutorado


Descrição sintética do esquema de oferta do curso:
Todo o processo de fundamentação teórico-metodológico, pesquisa e orientação será estruturado a partir de um conjunto articulado que reúne disciplinas (obrigatórias e eletivas) e Atividades Complementares que acompanharão o discente desde seu ingresso no Curso até a defesa de Tese. As disciplinas obrigatórias dividem-se em: 1) Seminário de Tese, cuja oferta será feita no primeiro semestre letivo; 2) Seminário de Pesquisa, com oferta no segundo semestre letivo; e 3) Seminários de Orientação, sequenciais e em número de oito, ofertados semestralmente a partir do início do curso, acompanhando o aluno até o fim do quarto ano, quando então se espera a realização da defesa de tese.

Além da realização deste conjunto de disciplinas obrigatórias, os discentes deverão cumprir quatro (04) créditos em disciplinas eletivas, facultando-se, neste caso, a possibilidade de cumpri-los em outros cursos, programas de pós-graduação e/ou instituições de ensino superior, desde que devidamente regulamentados na CAPES. Em paralelo aos créditos a serem obtidos em disciplinas, será exigido do discente o cumprimento de créditos (dez) em Atividades Complementares, que visam prepará-los para uma vida acadêmica intensa e produtiva ao longo dos quatro anos do período de formação.

Configuram-se atividades complementares, a participação em eventos científicos (encontros, congressos, seminários, simpósios, oficinas e semanas acadêmicas), apresentação de comunicações de pesquisa; publicação (de artigos, livros e capítulos de livros), além de outras ações que possam ser indicadas e/ou sugeridas pela orientação da tese. A atribuição ao discente dos dez (10) créditos em atividades complementares será efetivada por meio de avaliação a ser realizada no sétimo período do curso, sendo sua aprovação considerada pré-requisito para o depósito e defesa da tese doutoral.

Para a realização do referido processo de avaliação, o discente elaborará Relatório de Atividades Complementares que, devidamente circunstanciado, receberá parecer do orientador de tese e será submetido à apreciação de comissão avaliadora a ser definida pelo PPGH-UFAM. Este também definirá um quantitativo mínimo de atividades necessárias para a aprovação do discente e, conseqüentemente para a incorporação dos dez créditos naquelas atividades. O sistema de créditos do Curso de Doutorado em História da UFAM se completa com a aprovação do discente na Defesa de Tese, quanto então lhe serão atribuídos os dez (10) créditos finais relativos à essa atividade.

O aproveitamento de créditos pode ser requerido pelo aluno a partir de seu ingresso no curso e até o final do segundo semestre letivo do aluno no curso nas datas previstas no Calendário acadêmico.

Não serão aproveitados créditos obtidos em disciplinas cursadas há mais de 4 (quatro) anos, a contar da data da solicitação do aluno.

 

 

 

 

 

 

PPGH | (92)99494-7473 |