PPGH | (92)99132-4049 |

1) CULTURA E REPRESENTAÇÕES

A linha de pesquisa em foco vincula-se às propostas teórico-metodológicas da História Cultural, considerando a Cultura como dimensão constitutiva do ser social. Neste sentido, o historiador cultural aborda temas relacionados ao imaginário, às práticas, representações e apropriações culturais, compreendendo a importância da dimensão narrativa de suas fontes na historicização dos acontecimentos.


2) MIGRAÇÕES, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMAZÔNIA

A linha desenvolve pesquisas e orientações em torno da temática do trabalho em suas múltiplas modalidades, com especial ênfase nos estudos acerca das experiências de trabalhadores urbanos e rurais na produção de suas trajetórias. Com isso, reafirma-se o caráter de sujeitos sociais ativos que não apenas sofrem e se submetem aos processos de dominação, como também esboçam, a partir de valores próprios e modos de vida singulares, múltiplas formas de organização e resistência.


3) POLÍTICAS, INSTITUIÇÕES E PRÁTICAS SOCIAIS

A linha de pesquisa tem como interesse principal, mas não excludente, a Amazônia e suas populações. Desenvolve estudos ligados às problemáticas das relações de poder e da cultura política, da organização social e das estruturas institucionais, dos territórios e fronteiras, da saúde e da doença e da cultura visual e das práticas científicas, abrangendo tais campos de estudo desde o período colonial até o tempo presente.

 

PPGH | (92) 3305-4590 / 99128-7971 |