Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura Curricular > Estrutura Curricular Mestrado
Início do conteúdo da página

Estrutura Curricular Mestrado

Publicado: Terça, 09 de Abril de 2019, 12h51 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 12h28 | Acessos: 477
A estrutura curricular do curso de mestrado em História compreende uma grade de disciplinas eletivas ementadas, que podem corresponder de 1 (um) a 6 (seis) créditos, com a possibilidade de oferta de disciplinas avulsas de número de créditos também variável.
 
Os planos de curso das disciplinas avulsas deverão ser aprovados pelo Colegiado.
 
O registro dos componentes curriculares no âmbito do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História será expresso em unidades de créditos, cada unidade de crédito correspondendo a 15 (quinze) horas.
 
Para a conclusão do curso e obtenção do título de Mestre, será exigido o cumprimento de créditos em disciplinas, em Atividades de Pesquisa e Orientação, em elaboração e defesa de dissertação e em outras atividades acadêmicas conforme norma complementar a este Regimento.
 
Do total de créditos exigidos em disciplina, pelo menos 8 (oito) créditos devem ser cursados em disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em História.
O curso de mestrado terá a duração mínima de doze (doze) meses.
 
Os alunos do Programa de Pós-Graduação em História poderão cursar disciplinas oferecidas por outros Programas de pós-graduação stricto sensu, da Universidade Federal do Amazonas ou de outras Instituições de Ensino Superior, em razão do tema de sua pesquisa e por recomendação do Orientador, observando-se a equivalência de carga horária, de créditos e de notas e/ou conceitos.
 
O aproveitamento de créditos obtidos em disciplinas cursadas no Programa de Pós-Graduação em História ou em outros programas acontecerá mediante requerimento do aluno, submetido à apreciação da CoPPGH, preenchido em formulário específico, constando a indicação das disciplinas e a concordância de seu orientador.
 
Ao solicitar o aproveitamento de disciplina cursada em outro programa, o aluno deve apresentar a ementa da disciplina, o plano de curso e declaração ou documento equivalente da instituição em que a disciplina foi cursada, constando nome do curso e da disciplina, do professor responsável, o período em que a disciplina foi ministrada, a carga horária, a frequência e a nota obtida.
 
O número de créditos aproveitados não poderá ultrapassar a 50% do total dos créditos em disciplinas necessários para a obtenção do título de Mestre.
 
O orientador poderá limitar o número de créditos a serem aproveitados.
 
O aproveitamento de créditos pode ser requerido pelo aluno a partir de seu ingresso no curso e até o final do segundo semestre letivo do aluno no curso nas datas previstas no Calendário acadêmico.
Não serão aproveitados créditos obtidos em disciplinas cursadas há mais de 4 (quatro) anos, a contar da data da solicitação do aluno.
registrado em:
Fim do conteúdo da página